Alexandre Moura – Mestrando em Sociologia no ISCTE. Major no Centro de Psicologia Aplicada do Exército. Áreas de interesse: Forças Armadas e Sociedade; Estabelecimentos Prisionais; Educação, Família e Políticas Sociais.

Ana Alexandre – Mestre em Sociologia do Trabalho, das Organizações e do Emprego pelo ISCTE, desde 2008. Áreas de interesse: Sociologia Militar e Sociologia do Trabalho e das Organizações. Bolseira do projecto ‘As Forças Armadas Portuguesas após a Guerra Fria’ no CIES-ISCTE.

Ana Bela Bravo – Doutorada em Economia pela Universidade de York (RU) desde 1989. Professora Catedrática em Economia e Administração Militar. Lecciona no ISEG e na Academia Militar. Áreas de interesse e investigação: Economia e Finanças Públicas; Gestão Financeira (Exército); Economia da Defesa; Ensino Superior Militar e Terrorismo.

António Cardoso – Doutorando em Sociologia na FCSH da UNL. Sociólogo no Ministério da Defesa Nacional (DGPRM). Áreas de interesse: Forças Armadas e Sociedade; Trajectórias Profissionais associadas ao Regime de Voluntariado e Contrato e Ensino e Formação Militar.

Bernardo Hourmat – Licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais desde 2006, pela FCSH da UNL. Mestrando na FCSH, com investigação sob o tema: “A Influência das Forças Armadas na Sociedade e Estado Israelitas”. É estagiário assistente de projecto  no European Welding Federation Secretariat. Áreas de interesse: Forças Armadas Israelitas; Estudos do Médio Oriente; Relações Internacionais e Filosofia Política.

Carla Brito – Licenciada em Sociologia pela FCSH da UNL, desde 2003.  Adjunta de Sociologia no Centro de Psicologia Aplicada do Exército. Área de interesse: Sociologia Militar; Estado, Segurança e Defesa e Sociologia Económica e das Organizações.

Célia Agapito – Doutoranda em Sociologia no ISCTE. Socióloga – Adjunta do Chefe do Gabinete de Qualidade na Academia Militar. Áreas de interesse: Profissão, Cultura e Valores Militares. Membro do projecto: ‘As Forças Armadas Portuguesas após a Guerra Fria’.

César Mexia – Mestrando em Gestão Pública na Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas da Universidade de Aveiro. Oficial do Exército. Áreas de interesse: Defesa.

David Rosado – Doutorado em Sociologia pela Universidade de Évora desde 2008. Chefe da Secção de Contabilidade e Prestação de Conta na Direcção de Finanças. Áreas de interesse: Ensino e formação militar nacional e internacional; Sociologia da Educação e Sociologia Histórica Militar.

Fátima Chádia Omar – Mestranda em Sociologia na Universidade de Évora. Militar do Exército em Évora. Áreas de interesse: A Integração das Mulheres nas Forças Armadas; Sociologia das Organizações e Desenvolvimento de Recursos Humanos.

Fernando Bessa – Doutorando em Sociologia no ISCTE. Major da GNR. Áreas de interesse: Forças de Segurança e Minorias.

Fernando Romeira – Licenciado em Sociologia desde 2006 pela Universidade de Évora. Militar do Exército. Áreas de interesse: Sociologia Militar e Sociologia do Trabalho e das Organizações.

Francisco Marques – Licenciado em Sociologia pela Universidade Autónoma de Lisboa desde 1993. Sociólogo no MDN.

Gualdino Antão – Doutorando em Sociologia no ISCTE. Tenente-Coronel do Exército. Professor na Academia Militar e Chefe da Secção de Admissão à Academia Militar. Áreas de interesse: Sociologia Militar; Relações Civil e Político-Militares; Profissão, Cultura e Identidade Militar; Comunicação e Imagem Organizacional; Ensino e Instituições.

Hélder Lima – Licenciado em Sociologia pelo ISCTE, desde 2008. Militar da Força Aérea Portuguesa. Áreas de interesse: Comunicação; Forças Armadas; Segurança Interna.

Helena Carreiras – Doutorada em Ciências Socias de Políticas pelo Instituto Universitário Europeu desde 2004. Professora Auxiliar no departamento de Sociologia do ISCTE e investigadora do CIES-ISCTE . Áreas de interesse e investigação: Forças Armadas e Sociedade; Género; Metodologia e Epistemologia das Ciências Sociais. Presentemente coordena o projecto ‘As Forças Armadas Portuguesas após a Guerra-Fria’ financiado pela FCT.

Isabel Ferreira Nunes – Doutorada em Ciência Política pela Universidade de Twente, Holanda.  Presentemente desempenha funções como Investigadora no Instituto de Defesa Nacional e Coordenadora editorial das publicações do IDN. Subdirectora do Instituto de Defesa Nacional de Setembro de 2006 a Setembro de 2008. Áreas de interesse: Relações Internacionais; Estudos de Segurança e Estudos Estratégicos. Membro do projecto ‘As Forças Armadas Portuguesas após a Guerra Fria’.

José Vegar – Doutorando em Sociologia no ISCTE e investigador do CIES-ISCTE. Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pelo ISCTE. Desde 2000 investiga nas áreas do Crime Organizado, Terrorismo e Investigação Criminal. Áreas de interesse: Organizações de Segurança, Organizações Criminais e/ou Terroristas – Pesquisa e Tratamento de Informação. Membro do projecto ‘As Forças Armadas após a Guerra Fria’.

Luís Martins – Licenciado em Marketing e Consumo pelo E.S.G. (Santarém) desde 2000. Militar e docente na Academia Militar. Áreas de interesse: Comunicação; Sociologia da Comunicação e Sociologia Militar.

Marco Rosa – Doutorando em Relações Internacionais, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e bolseiro da FCT. Áreas de interesse:  International Security, Security Cooperation; Conflict Resolution; Armed Forces Cooperation e Human Security. Membro do do projecto: ‘As Forças Armadas Portuguesas após a Guerra Fria’.

Magda Machado – Licencianda em Ciência Política no ISCTE. Área de interesse: Geopolítica.

Maria da Saudade Baltazar – Doutorada em Sociologia pela Universidade de Évora desde 2002. Professora no Departamento de Sociologia da Universidade de Évora. Áreas de interesse: Sociologia Militar – Relações Civil-Militares; Sociologia da Paz e dos Conflitos; Sociologia Histórica Militar.

Maria de Lurdes Fonseca – Doutorada em Sociologia pelo ISCSP da UTL desde 2008. Professora no ISCSP, ISCTE e IMR. Gestora de Projectos Sénior. Áreas de interesse: Profissão e Carreiras Militares; Profissionalização Militar; Participação/Envolvimento Político-Militar; Formação Militar e Sociologia Histórica Militar.

Mário Ley Garcia – Licenciado em Ciências Militares pela Academia Militar e Sociologia pelo ISCTE desde 2003. Tenente Coronel do Exército. Investigador (Coordenador de Projectos). Áreas de interesse: Gestão da Formação; Igualdade de Oportunidades (As Mulheres nas Forças Armadas) e Estudos de Mercado.

Mónica Diniz – Mestranda em Sociologia e Planeamento no ISCTE. Técnica Superior de Sociologia na Polícia Municipal de Lisboa. Áreas de interesse: Segurança Urbana e Policiamento de Proximidade.

Nuno Mira Vaz – Doutorado em Sociologia pelo ISCSP da UTL,desde 2000. Coronel do Exército na reforma. Professor Universitário na Academia Militar e Investigador. Áreas de interesse: Sociologia Militar.

Nuno Silva – Doutorando em Sociologia no ISCTE.  Major da GNR. Professor na Escola da GNR. Áreas de interesse: Sociologia Militar e Policial; Sociologia das Organizações e Forças Militares e de Segurança.

Nuno Martins  – Licenciado em Sociologia pelo ISCTE desde 2004. Militar da FAP, exerce funções no EMFA. Áreas de interesse: Sociologia Militar e Gestão de Recursos Humanos.

Olga Bernardo – Finalista de Sociologia no ISCTE. Administrativa na Secção de Pessoal do Centro Militar de Electrónica do Exército. Áreas de interesse: Forças Armadas.

Patrícia Calca – Mestre em Ciência Política desde 2007 pelo ISCSP da UTL. Investigadora no CIES-ISCTE. Áreas de interesse: Teoria dos Jogos; Geoplítica; Segurança e Defesa; Teoria dos Conflitos; Teoria Política; Sociologia e Comunicação Políticas.

Rafaela Salvador – Finalista de Sociologia na Universidade de Évora.

Raquel Freitas – Doutorada em Ciências Sociais e Políticas pelo Instituto Universitário Europeu desde 2005. Investigadora e Consultora Independente. Áreas de interesse: Ciência Política e Relações Internacionais; Avaliação de Políticas, Programas e Projectos na área do Desenvolvimento e Ajuda Humanitária. Membro do projecto ‘As Forças Armadas Portuguesas após a Guerra Fria’.

Rute Santos – Mestranda em Ciências da Educação na Universidade Nova de Lisboa. Técnica de Desenvolvimento da Metodologia de Competências no Exército. Áreas de interesse: Forças Armadas; Educação e Formação.

Silvestre Porto – Licenciado em Sociologia pela Universidade de Évora desde 1986. General do Exército na reforma. Áreas de interesse: Sociologia Militar. Membro do projecto: ‘As Forças Armadas Portuguesas após a Guerra Fria’.

Tiago Teotónio – Mestrando em Sociologia, vertente Organizações, Trabalho e Emprego no ISCTE. Militar da Força Aérea. Áreas de interesse: Sociologia Militar e Gestão de Recursos Humanos.

Verónica Neves  – Doutoranda em Sociologia no ISCTE. Mestre em Estudos de Justiça Criminal pela Universidade de Portsmouth (RU) desde 2004. Áreas de interesse: Forças Armadas; Famílias Militares e Criminalidade. Membro do projecto ‘As Forças Armadas Portuguesas após a Guerra Fria’.

Anúncios
%d bloggers like this: